sexta-feira, 1 de maio de 2009

Bully (matéria que eu escrevi pro jonal da escola)

Olá galera, hoje nessa 1ª edição do Vanguarda eu vou falar sobre “Bully”. Alguns de vocês conhecem essa palavra, mas para aqueles que não conhece, Bully segundo a ferramenta de tradução do Google (XD) significa: 1.valentão, 2.tirânico, 3.fanfarrão, 4.mandão; E de assim vai. O site Wikipédia define “bullyng” como “é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou “valentão”) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.”.
O bullyng é praticado diariamente em escolas do mundo todo e pode ser praticado de diversas formas como: Ataques verbais, ataques físicos (seja contra o corpo da pessoa ou contra suas propriedades como roupas, livros, material escolar...), falar mal de uma pessoa, criar paginas falsas em sites de relacionamento, criar apelidos, entre outros.
Essa prática pode ser considerada crime se enquadrando como danos morais, físicos, vandalismo e descriminação. O uso escolar desse tipo de intimidação é divulgado em filmes ou até mesmo em jogos, existe um jogo com o nome de “Bully” produzido pela mesma produtora de outros jogos polêmicos como GTA. Nesse jogo o jogador pode usar varias das aplicações que eu citei acima, enquanto isso interage com diversas “tribos” como “nerds”, “valentões”, “preppys” (os riquinhos), “greasers” (Não sei defini-los muito bem, mas a maioria deles parece com o Elvis Presley) e “esportistas”. Esse jogo foi proibido em diversos países justamente por você ter a possibilidade de jogar crianças em armários ou em lixeiras, é um absurdo proibir qualquer coisa somente pelo fato de que ela pode induzir á algo, eu tenho, jogo, e nunca coloquei ninguém dentro de uma lixeira.
Se engana quem pensa que isso só acontece em escolas. Existem bullies (pessoas que praticam esse tipo de violência) em locais de trabalho, vizinhança, exército ou até mesmo de uma forma política que é quando um país impõe sua vontade sobre outro.
No nosso colégio, como já devem imaginar, não escapa do uso do bullyng e as vezes, como aconteceu em certos eventos no começo de março, passam dos limites de uma simples brincadeira de colégio e pode evoluir para coisas muito mais graves. Já fui vitima disso e continuo sendo as vezes como qualquer pessoa. Infelizmente nessa situação atual da nossa cidade, revidar pode ser um tanto perigoso.

Espero que tenham gostado.
Abraço...
GnNOmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário